Maragogi

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Conhecendo a vida marinha: Maragogi!

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

O que seria "meio ambiente"?

Autora:Dayana Monique Rodrigues Lima

De forma marcante o grande progresso e a luta pelo poder afetaram demasiadamente os sistemas ecológicos envolvendo desde pequenos seres vivos que passam despercebidos em meio a uma sociedade que visa apenas: progresso, satisfação pessoal e bem estar de si mesmo, nunca o do meio em que vive, pois afinal o que seria este meio?
O “meio ambiente”, sugere um termo isolado, de sentido subjetivo, separado da realidade que se trata, ou seja, o meio ambiente significa para muitos, natureza, riqueza, sustento e mais, disponibilidade de recursos que parecem ser infinitos.
Dessa forma, a natureza não tendo como reagir a muitos desses atentados, espera tranqüila pela única forma de retribuição, pois a sua falta influenciará na meio como sociedade, e assim sugere desconforto,falta de recursos e insatisfação.
O não cumprimento de políticas públicas que visem um tratamento adequado ao meio ambiente, sugere uma livre abertura para tratá-lo como meio econômico, e no sentido mais amplo como “Patrimônio Natural”. Assim, seguindo o significado de patrimônio, segundo o dicionário Luft, patrimônio são bens de pessoas ou instituição.
Assim é que a natureza é tratada como bens, que traz consigo uma forma de sustento inconsciente.

Educação Ambiental ou Consciência Ambiental?

Autora:Dayana Monique Rodrigues Lima

Em um breve relato sobre os cuidados com o meio ambiente, os termos relacionados à Educação Ambiental são deixados um pouco de lado e trata-se agora de um termo ainda mais sugestivo: Consciência Ambiental. De nada servirá mudanças em formas de tratamento se não há aprendizado e práticas que forneçam os cuidados com o meio ambiente.
De fato, o conceito de Educação Ambiental, incorpora um âmbito de mediações que visam resgatar a diversidade natural dos ecossistemas. Entretanto, as noticias sobre as questões ambientais não satisfazem os procedimentos de políticas públicas que tem como objetivos os cuidados com a natureza.
O fator principal para o progresso, inclui também e principalmente a degradação ambiental, sugerindo que se o objetivo é o crescimento econômico dos países, não se terá tão breve o controle em relação às ações antrópicas, que vem acarretando a perca de muitas espécies da fauna e flora.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Vídeo:Alimentos orgânicos(http://www.youtube.com/watch?v=MrD-92AXBps)


Este vídeo é muito importante para as aulas de ciências sobre uso de agrotóxicos,assunto complementar ao de tipos de solos.A turma adorou a ideia!


quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Projeto PIBIP -AÇÃO- 2009. Análise da carência de materiais didáticos no ensino de Biologia para alunos com necessidades especiais visuais nas Escolas Estaduais do Município de Arapiraca.(Trabalho já presentado)

     Esse Projeto destina-se a compreensão sobre a importância da escolarização de
alunos com deficiência visual .
    Dessa forma demonstram-se nestes arquivos ,trabalhos
realizados com esta preocupação, para que estimulem outras pessoas para a realizarem
estas pesquisas.
   O projeto Analise da carência de materiais em seu primeiro momento teve como
resultados a descoberta de que :

• Existe carência de recursos didáticos especializados para os trabalhos com
os conteúdos da Biologia nas escolas investigadas, como também não existe
metodologia diferenciada para os alunos cegos.
• Os conteúdos de Genética, no campo da Biologia, são mais complexos de
serem ministrados em sala de aula para alunos com necessidades especiais
visuais.
• Os professores de Biologia não apresentam em seus currículos cursos de
atualização ou especialização na área da educação especial.Entre outros resultados.

Autores:

Dayana Monique Rodrigues Lima 
Ms. Severina Mártyr Lessa de Moura
Dr.Thiago Gomes de Andrade
Lucia Gabriely Teixeira de Figueiredo